top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Você conhece o e-CAC da Receita Federal?



Artigo produzido por Leila Vilas Boa.

A minha situação fiscal na Receita Federal? Preciso verificar, mas poxa, estou sem tempo de ir lá.” Será que você precisa mesmo ir lá? Você sabia que a Receita Federal tem um portal na internet com diversos serviços para pessoas físicas e jurídicas e você pode contar também com atendimento em tempo real (chat)?


Venha comigo conhecer o e-CAC, Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal.


Como acessar o e-CAC?

O acesso é bem simples e pode ser feito via código de acesso, certificado digital ou pelo gov.br.



Após acessar o e-CAC, a tela abaixo será a página inicial do e-CAC:

Principais Funcionalidades

1. Cadastros: você pode consultar informações, realizar inscrição ou alterar cadastro do CAEPF (Cadastro da Atividade Econômica da Pessoa Física), CNO (Cadastro Nacional de Obras) e CPF (Cadastro da Pessoa Física).


É possível também consultar a situação do pedido do CNPJ, consultar quadro de sócios e administradores da pessoa jurídica e optar ou cancelar a opção pelo DTE (Domicílio Tributário Eletrônico).


2. Certidões e Situação Fiscal: você consegue verificar a situação fiscal do seu CPF ou CNPJ na Receita Federal, Procuradoria e CADIN/Sisbacen.


Dica do Mestre: Confira nesse artigo Como consultar sua situação fiscal. Nesse menu também é possível realizar a autorregularização da sua situação fiscal ou da sua empresa. Saiba quais motivos podem deixar seu CPF irregular e como proceder para a regularização. (link do artigo Como regularizar o CPF).


3. Declarações e Demonstrativos: nesse menu é possível verificar os comprovantes de rendimentos emitidos pelas fontes pagadoras e consultar o processamento de diversas declarações.


Dica do Mestre: ´´E nesse menu que você acessa o extrato da sua declaração de imposto de renda, saiba como: Como acompanhar o Status de sua declaração de Imposto de Renda.

  1. Dívida Ativa da União: possibilita consultas aos débitos inscritos na dívida ativa,acompanhamento dos requerimentos e opções de parcelamento dos débitos.

  2. Legislação e Processo: aqui você pode consultar,assinar e validar processos digitais.

  3. Pagamentos e Parcelamentos: neste menu tem as opções de consulta de comprovantes de pagamentos,ajustes de DARFs,ativação e desativação de débito automático e é onde solicitamos os parcelamentos previdenciários e tributários,inclusive parcelamentos especiais.

  4. Restituição e Compensação: a principal funcionalidade deste menu é enviar os pedidos de restituição e compensação via PER/DCOMP WEB e acompanhar o processamento.

  5. Outros: Na aba de Outros, você poderá verificar os serviços disponíveis via chat e também, caso a sua situação seja específica e não consiga resolver via chat, ou através de um dos campos acima, poderá agendar presencialmente um atendimento.


Agora você conhece o portal e-CAC e sabe como resolver diversas situações de onde quer que você esteja, sem a necessidade de se deslocar a um posto de atendimento da Receita Federal. Não é demais? Compartilha esse post com quem também precisa conhecer!


Nos siga para mais conteúdo e não se esqueça de clicar no coraçãozinho e compartilhar.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:




Nos acompanhe também nas mídias sociais:






213 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page