top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Como regularizar as pendências do Simples Nacional?



Artigo produzido por Roberta Crispina Santos Ferreira.

Conforme publicado pela Receita Federal, as empresas optantes pelo Simples Nacional, foram notificadas para efetuar a regularização o quanto antes para evitar a exclusão. Com base nos dados da Receita foram notificados 556.138 devedores, correspondendo a um valor de R$ 22,7 bilhões.


A notificação foi disponibilizada na caixa postal que pode ser acessada tanto pelo Portal do Simples Nacional, por meio do DTE-SN, ou pelo Portal e-CAC do site da Receita Federal do Brasil, mediante código de acesso ou certificado digital via Gov.BR (Clique aqui e aprenda a criar sua conta no Gov.BR).



Recebi a notificação, o que fazer?

Para evitar a exclusão do Simples Nacional a empresa precisa regularizar todos os seus débitos dentro do prazo estabelecido pela Receita (30 dias a contar da data de ciência do Termo de Exclusão). Essa regularização pode ser feita por pagamento integral, parcelamento ou compensação. Nesse artigo ensinaremos como efetuar a regularização pelo parcelamento.


O Parcelamento do Simples Nacional é um sistema eletrônico que permite a realização de parcelamento ou reparcelamento de débitos apurados pelo Simples Nacional, inclusive ICMS e ISS, constituídos e exigíveis, que estejam em cobrança na Receita Federal do Brasil.


Antes de aprendermos a efetuarmos o parcelamento devemos nos atentar às condições básicas:

  • Só será parcelado os débitos vencidos e constituídos na data do pedido de parcelamento.

  • O vencimento da primeira parcela é após três dias da data do pedido e as próximas no último dia útil de cada mês;

  • O número máximo de parcelas é 60 (sessenta). O número mínimo de parcelas é 2 (duas).

  • O valor mínimo de cada parcela deve ser R$ 300,00 (trezentos reais). - O próprio sistema do Simples Nacional calcula a quantidade de parcelas automaticamente.

  • A partir da 2ª parcela o valor da prestação terá reajuste da taxa Selic e 1% de multa.

  • Para efetuar o reparcelamento deve-se efetuar o cancelamento do parcelamento ativo e efetuar uma nova simulação.

  • Atenção: Conforme a Instrução Normativa RFB nº 1.981, de 09/10/2020, o deferimento do pedido de reparcelamento está condicionado ao pagamento da primeira parcela, cujo valor corresponderá:


1. a 10% (dez por cento) do valor total da dívida consolidada, caso haja débito com

histórico de inclusão em apenas um parcelamento válido anterior, seja qual for a

modalidade (ordinário, especial ou Pert-SN);

2. a 20% (vinte por cento) do valor total da dívida consolidada, caso haja débito com

histórico de inclusão em mais de um parcelamento válido anterior, seja qual for a

modalidade(ordinário, especial ou Pert-SN).




Está ciente das informações? Então vamos lá.

1. O acesso pode ser por duas formas: pelo código de acesso ou por certificado digital (via Gov.BR). Pelo site do Simples Nacional, clique em Simples Serviços -> Parcelamento -> Parcelamento Simples Nacional.


2. Nessa tela clicamos em Pedido de parcelamento, onde o sistema do Simples vai demonstrar a simulação do parcelamento ou reparcelamento.


3. Após a conferência dos débitos listados, o valor consolidado e os valores da parcelas é só clicar em continuar.


4. Nessa tela a Receita disponibilizará o resumo do parcelamento, com todos os dados, estando ciente das informações é só concluir o parcelamento.


5. Após a conclusão do parcelamento é só emitir o DAS parcelamento e o recibo. Com isso o pedido do parcelamento foi concluído.



Atenção: O parcelamento só será consolidado após o pagamento da primeira parcela até a data de vencimento demonstrado na guia de pagamento. Caso o recolhimento não seja reconhecido o parcelamento será considerado sem efeito.


Está vendo como é fácil? Agora já pode ficar tranquilo, que com o parcelamento, você não será excluído do Simples Nacional. Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:




Nos acompanhe também nas mídias sociais:



102 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page