top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Como emitir RANFS (Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviços)?

Atualizado: 9 de dez. de 2021


Artigo produzido por Leila Silva Vilas Boas.

Sua empresa prestou um serviço para um tomador de outro município e ele solicitou que seja emitido um RANFS? Como emitir? Neste artigo, irei te explicar como funciona esse processo.


O RANFS é o Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviços, um documento exigido por alguns municípios para facilitar o controle dos serviços prestados por empresas de fora do município e para gestão das retenções, principalmente do ISS. Esse documento deve ser o espelho da nota fiscal de serviço, então antes de emitir o RANFS, você deve emitir a nota fiscal no seu município.


O acesso ao portal de emissão do RANFS é o site WebISS, mas primeiro, é necessário fazer um cadastro e aguardar a aprovação do município.


Dica do Mestre: o sistema WEBISS atende alguns municípios dos Estados: Bahia (como Salvador), Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina ,Sergipe e Tocantins.


Após aprovação do cadastro, sua empresa está apta a emitir o RANFS. Vamos lá?



Como emitir RANFS

Acesse o portal, selecione o estado e município onde prestou o serviço. Após selecionar irá abrir a página para login (essa página varia de acordo com o município). Informe os dados de acesso;


Passo 1

No lado esquerdo da página, clique em RANFS /Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviços e depois selecione o contribuinte (sua empresa);


Passo 2

Selecione a opção: criar RANFS;


Passo 3

Preencha os dados do tomador de serviços. Não é necessário preencher os dados de intermediário;


Passo 4

Informe o número da nota emitida, data de emissão e mês de competência. Caso não seja serviço de construção civil , não é necessário preencher o campo “Detalhamento Especifico da Construção Civil.”


Passo 5

Nessa tela selecione o local de tributação e o local de prestação do serviço. Informe o tipo de atividade, CNAE e descrição dos serviços, conforme nota fiscal;


Passo 6

Agora, informe o valor dos serviços e se há retenção de ISS;


Passo 7

Se houve destaque da retenção dos impostos federais na nota fiscal, selecione a opção de sua preferência para cálculo das retenções e confira o valor líquido.

Dica do Mestre: Caso escolha a opção “pela alíquota” e “utilizar a alíquota padrão” o sistema calcula as retenções automaticamente.


Passo 8

Esta é a tela de confirmação, confira as informações, salve e aguarde o aceite do tomador de serviços.


Passo 9

Percebeu como é fácil emitir o RANFS? Fique ligado no nosso blog, sempre publicamos tutoriais descomplicados para facilitar sua vida.



E aí, conseguiu emitir RANFS? Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:



Nos acompanhe também nas mídias sociais:



29.668 visualizações7 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page