top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Como o seu contador pode te ajudar a crescer?

Atualizado: 21 de out. de 2021



Artigo produzido por Jessica Santos da Silva.

Você já se perguntou por qual motivo a sua empresa precisa de um contador? Se sim, vamos compreender o quanto o contador é importante para o crescimento do seu negócio. Os pequenos e microempresários, costumam pensar que não precisam do serviço do contador, seja pelo fato da empresa ser pequena, pelo valor cobrado pelo serviço ou por acharem que o contador serve apenas para gerar as guias dos seus impostos.


Contudo, o serviço do profissional contábil vai muito além da geração de impostos.


O contador estará presente desde a abertura da sua empresa, ao planejamento tributário, as orientações com relação a rotina do seu negócio, ao fornecimento das informações contábeis, ao fornecimento dos seus impostos ou relacionado aos cálculos trabalhistas, férias dos empregados, rescisão, admissão e tanta outras situações dos empregados.


O papel deste profissional é atuar na expansão do negócio do seu cliente.


Para que o serviço prestado seja de boa qualidade é necessário que o empresário tenha confiança no profissional. Sem contar que o empreendedor deve estar sempre fornecendo os documentos solicitados e desta forma o contador consegue fornecer relatórios o mais próximo da realidade da empresa.


Veremos agora como este profissional poderá estar presente e ajudar no crescimento da empresa:



A importância do contador na abertura e legalização das empresas


A presença do contador é de suma importância nesse processo de abertura. Por mais que esse processo esteja cada vez menos burocrático, o profissional por ter mais experiência no seu dia a dia, consegue tornar essa abertura mais eficiente. Sem contar que será este o momento de definir o negócio e as orientações do contador serão relevantes para o sucesso da empresa.



O papel do contador no planejamento tributário


É possível reduzir o impacto dos impostos a serem pagos, através do planejamento tributário, no qual o contador faz alguns estudos e verifica algumas estratégias, para o empresário ter maior visibilidade com relação aos seus custos, verificar o melhor regime tributário de acordo com as atividades do cliente, bem como, estará sempre atento aos parcelamentos com desconto, para melhorar o fluxo de caixa da empresa.



Profissional responsável pelas informações contábeis das empresas


Este profissional possui um papel importante em gerar informações para os usuários da contabilidade para que estes utilizem para tomar decisões no âmbito do seu negócio, para alcançar os seus objetivos.

Essas informações são geradas a partir de relatórios, que são confeccionados a partir das documentações enviadas mensalmente pelas empresas. A falta da documentação, acaba impossibilitando o trabalho do profissional, sem contar que a falta de algumas informações não mostra a efetiva realidade do negócio.



A Responsabilidade do Contador na Contabilidade das micro e pequenas empresas


A responsabilidade do contador será de analisar os demonstrativos contábeis como balanço, fluxo de caixa, DRE, controle dos custos, atender as necessidades do cliente.

Não podemos esquecer que o profissional deve estar sempre atualizado, estar atento aos prazos das obrigações fiscais e contábeis e orientar os procedimentos contábeis para que a empresa continue crescendo.



Planejamento de despesas


Através dos relatórios contábeis o empresário conseguirá planejar as despesas, bem como, ter uma previsão do seu lucro. Sem falar que através do relatório conseguirá verificar os meses com despesas mais altas, o mês que o faturamento não cobriu as despesas e os meses em que os lucros foram superiores. Possibilitando ao empresário se organizar, verificando quais despesas podem ser cortadas, o que precisa melhorar para ter um faturamento melhor.

Contudo, algumas empresas não utilizam os serviços da contabilidade, por acharem que sua empresa é pequena e não há necessidade deste serviço.

E esse é um dos grandes motivos pelos quais as empresas acabam encerrando suas atividades, por falta de um planejamento estrutural que lhe auxiliaria a crescer e possuir todas as obrigações contábeis e fiscais em dia, e que muitas das vezes é deixado de escanteio, gerando multas altíssimas, que impossibilitam a continuidade do negócio.

Desta maneira, a contabilidade é extremamente essencial para que sua empresa tenha sucesso e garanta a continuidade das atividades.

Este profissional irá te ajudar a tomar decisões através dos seus relatórios, vai orientar nas possíveis mudanças na legislação e no mundo dos negócios, além das demais atividades que fornecem. Sendo assim, qualquer empresa precisa do serviço de uma contabilidade para garantir o sucesso do seu negócio.


Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:



Nos acompanhe também nas mídias sociais:



93 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page