top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Como emitir RANFS (Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviços)?

Atualizado: 9 de dez. de 2021


Artigo produzido por Leila Silva Vilas Boas.

Sua empresa prestou um serviço para um tomador de outro município e ele solicitou que seja emitido um RANFS? Como emitir? Neste artigo, irei te explicar como funciona esse processo.


O RANFS é o Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviços, um documento exigido por alguns municípios para facilitar o controle dos serviços prestados por empresas de fora do município e para gestão das retenções, principalmente do ISS. Esse documento deve ser o espelho da nota fiscal de serviço, então antes de emitir o RANFS, você deve emitir a nota fiscal no seu município.


O acesso ao portal de emissão do RANFS é o site WebISS, mas primeiro, é necessário fazer um cadastro e aguardar a aprovação do município.


Dica do Mestre: o sistema WEBISS atende alguns municípios dos Estados: Bahia (como Salvador), Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina ,Sergipe e Tocantins.


Após aprovação do cadastro, sua empresa está apta a emitir o RANFS. Vamos lá?



Como emitir RANFS

Acesse o portal, selecione o estado e município onde prestou o serviço. Após selecionar irá abrir a página para login (essa página varia de acordo com o município). Informe os dados de acesso;


Passo 1

No lado esquerdo da página, clique em RANFS /Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviços e depois selecione o contribuinte (sua empresa);


Passo 2

Selecione a opção: criar RANFS;


Passo 3

Preencha os dados do tomador de serviços. Não é necessário preencher os dados de intermediário;


Passo 4

Informe o número da nota emitida, data de emissão e mês de competência. Caso não seja serviço de construção civil , não é necessário preencher o campo “Detalhamento Especifico da Construção Civil.”


Passo 5

Nessa tela selecione o local de tributação e o local de prestação do serviço. Informe o tipo de atividade, CNAE e descrição dos serviços, conforme nota fiscal;


Passo 6

Agora, informe o valor dos serviços e se há retenção de ISS;


Passo 7

Se houve destaque da retenção dos impostos federais na nota fiscal, selecione a opção de sua preferência para cálculo das retenções e confira o valor líquido.

Dica do Mestre: Caso escolha a opção “pela alíquota” e “utilizar a alíquota padrão” o sistema calcula as retenções automaticamente.


Passo 8

Esta é a tela de confirmação, confira as informações, salve e aguarde o aceite do tomador de serviços.


Passo 9

Percebeu como é fácil emitir o RANFS? Fique ligado no nosso blog, sempre publicamos tutoriais descomplicados para facilitar sua vida.



E aí, conseguiu emitir RANFS? Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:



Nos acompanhe também nas mídias sociais:



30.606 visualizações7 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

7 Comments


Guest
Oct 26, 2023

Na tela do site que me cadastrei CEC® - Cadastro Eletrônico de Contribuinte | WebISS® não aparece essa opção de emitir o RANFs. Como Proceder?

Like

Guest
Oct 18, 2023

Um tomador pode criar Ranfs?

Like

Guest
Aug 28, 2023

Como reimprimir uma RANFS?

Like

Guest
May 11, 2023

Na tela do site que me cadastrei (alagoinhasba.webiss.com.br/inicio) não aparece essa opção de emitir o RANFs. Como Proceder?


Like

Guest
Nov 29, 2022

Já emiti várias NFs, mas pediradam o RANFs e no cadastro do CeC, foi rejeitado. O que devo fazer? #burocraciaacabacomigo

Like

categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page