Como gerar um DARF de ganho na bolsa

Artigo produzido por Leila Silva Vilas Boas.

O investimento na bolsa de valores está cada vez mais atrativo. As pessoas estão mostrando interesse nessa modalidade de investimento e existem diversas plataformas que facilitam a compra e venda de ações, tornando as operações acessíveis e menos burocráticas.

Quando você faz uma venda de ações e tem um lucro líquido superior a R$20.000,00, é necessário apurar o imposto de renda incidente na operação.


Dica do Mestre:

A alíquota do imposto de renda incidente no ganho líquido de ações é de 15% nas operações em geral e 20% nas operações de day trade e operações com fundos imobiliários.


Para calcular o IR, você primeiro deve consultar as notas de corretagem para identificar os custos da venda e o imposto retido pela bolsa para subtraí-los do total da venda. A base de cálculo será o valor líquido da operação (venda – custos – imposto retido). Aplique a alíquota correspondente à operação sobre o valor da base de cálculo.



Como gerar DARF



Vou mostrar um passo a passo de como você deve gerar o DARF para recolhimento do IR, mas antes de mais nada, acesse o SICALC Web clicando aqui!


1. Selecione a opção :

Geração e Impressão do DARF/ Preenchimento rápido:


2. Para cadastrar o contribuinte (investidor) preencha os campos CPF ou CNPJ , caso seja pessoa física, deve preencher também a data de nascimento.


3. Agora, informe o código de recolhimento. Para recolhimento por pessoa física, use o código 6015, se o recolhimento for por pessoa jurídica, use o código 3317.


4. Informe o mês do ganho, a data de vencimento será adicionada automaticamente. Preencha o valor e clique em calcular.


5. Selecione SEL e clique em emitir DARF. O download será feito automaticamente.

O DARF é emitido sem código de barras, confira nesse post como fazer o pagamento. Em caso de atraso, deve gerar um novo DARF.


Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico

lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:



Nos acompanhe também nas mídias sociais: