top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Como emitir DAPS (Documento Auxiliar de Prestação de Serviço)?



Artigo produzido por Ciane Cabral.

Sua empresa prestou um serviço para um tomador de outro município e ele solicitou que seja emitido um DAPS? Neste artigo, irei te explicar como emitir esse documento.


O DAPS é o (Documento Auxiliar de Prestação de Serviço), um documento exigido por alguns municípios para facilitar o controle dos serviços prestados por empresas de fora do município e para gestão das retenções, principalmente do ISS. Esse documento deve ser o espelho da nota fiscal de serviço, então antes de emitir o DAPS, você deve emitir a nota fiscal no seu município.


O acesso ao portal para emissão do DAPS. Mas, primeiro é necessário fazer seu cadastro e aguardar a aprovação do município.


Após aprovação do cadastro, sua empresa está apta a emitir o DAPS. Vamos lá?

É importante mencionar que realizamos o passo a passo específico do Portal do Município de Vitória da Conquista, entretanto, a maioria dos municípios possuem uma área específica para emissão de documento auxiliar de prestação de serviço e seguirá a mesma teoria do passo a passo abaixo.


Como emitir DAPS

1. Acesse o portal da Nota Fiscal Eletrônica do seu Município, coloque seu usuário e senha e faça o login. Após, acesse o menu "Substituição Tributária" -> "Emissão DAPS pelo Prestador" -> digite o CPF/CNPJ em "Documento" e clique na Lupa para que seja feita a procura do tomador.


2. Acesse o menu "Substituição Tributária" -> "Emissão DAPS pelo Prestador" -> digite o CPF/CNPJ em "Documento" e clique na Lupa para que seja feita a procura do tomador.


3. Caso o tomador não esteja cadastrado na base de dados como um contribuinte do município, o sistema enviará a seguinte mensagem: “O Documento não consta no sistema como contribuinte do município!”. Lembrando que um DAPS só poderá ser emitido para um contribuinte do município;


Para cadastrar um novo tomador. Acesse a opção: Clique aqui para cadastrar um novo tomador.”




4. Na tela de Cadastro do Tomadores, preencha com as informações solicitadas e para finalizar clique no botão Gravar;


5. Em Dados da nota Auxiliar informe a data de emissão da nota -> no campo serviço digite o número do serviço de acordo com a lista de Serviços Municipal -> Regime de Tributação escolha a opção de acordo com o regime do contribuinte tomador -> Tipo de nota escolha de acordo com a sua nota fiscal > número da nota informe o número Nota Fiscal que está sendo cadastrada.


6. No campo Valor digite o valor total dos serviços prestados, a > Alíquota vai ser preenchido automaticamente referente ao serviço municipal escolhido > Dedução deve ser digitado o valor da dedução em moeda, se o serviço escolhido permitir a dedução > Número Alvará digite o número do alvará se o serviço for do tipo construção civil, e a descrição do serviço.


7. Se houve retenção dos impostos federais na nota fiscal, selecione a opção de sua preferência para cálculo das retenções e confira o valor líquido.


8. Após isso, selecione a opção gravar e depois impressão para que você consiga salvar seu DAPS. Caso deseje consultar outros, vá na opção Consultar DAPS.


E aí, conseguiu emitir DAPS? Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil.


Nos siga para mais conteúdo e não se esqueça de clicar no coraçãozinho e compartilhar.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:




Nos acompanhe também nas mídias sociais:























4.841 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Σχόλιο


Πελάτης
26 Οκτ 2023

Boa noite!


Estou com dificuldade em emitir o Daps em Vitória da Conquista - BA.


Da a entender que o site caiu e ligo na prefeitura e só chama

Μου αρέσει

categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page