top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Como emitir nota fiscal da Prefeitura de Lauro de Freitas



Artigo produzido por Tiago Santos Silva.

A emissão de Nota Fiscal de Serviços acaba sendo uma prática obrigatória para muitas empresas, pois é ela que prova que a empresa está de certa forma cumprindo com as suas obrigações fiscais perante a prefeitura. Também se trata de uma forma de passar mais confiança aos seus fornecedores.


Neste manual iremos ver todos os procedimentos para uma emissão de Nota Fiscal de Serviços no município de Lauro de Freitas, a fim de facilitar o entendimento de todos acerca do assunto.



Como emitir a nota fiscal:

1. Clique aqui para acessar o portal de emissão de notas de Lauro de Freiras e efetuar o login de acordo com o seu cadastro perante à Prefeitura de Lauro de Freitas

:

2. No lado esquerdo da tela inicial, clicar em NFS-e e depois em Nota Fiscal Eletrônica:



3. Nesta tela terá a relação de todas as notas emitidas pela empresa, para emitir uma nova é só clicar em emitir na parte superior esquerda da tela.



4. Nesta tela, você irá fazer o preenchimento inicial dos dados do tomador de serviços, digitando CPF/CNPJ/Documento e estragngeiro. Após, selecione o local de Tributação do ISS para Lauro de Freitas ou Outro Município.


Depois de Selecionar o local de prestação dos serviços, selecione na parte de Natureza de Operação o local de Tributação do ISS para Lauro de Freitas ou Outro Município e clicar em Incluir.


Dica do Mestre: A tributação do ISS na maioria das vezes a Tributação é em Lauro de Freitas, mas, caso ocorra a tributação para Fora do Município, é importante verificar com a contabilidade se a atividade desenvolvida pela empresa é permitida a tributação.



5. Após o Incluir, para NFS (Nota Fiscal de Serviço) de pessoas jurídicas aparecerá uma mensagem de Pessoa Jurídica Não Encontrada ou Pessoa Jurídica Encontrada, é só clicar em OK e seguir para a próxima tela.



6. Nesta tela, teremos que verificar se os dados do Tomador conferem com o informado e clicar em Passo 3:



7. Após conferir os dados do tomador de serviços, selecione a CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica), a Lista de Serviço de acordo com a CNAE.


Depois preencha a alíquota do ISS (somente para Optantes Pelo Simples Nacional) e coloque se o ISS foi Retido ou não (para as retenções fora do município tem que se colocar a opção SIM). Após o preenchimento da alíquota e opção de retenção ou não, preencha o campo de discriminação dos serviços e coloque o valor bruto da Nota Fiscal:



Dica do Mestre: Para as empresas optantes pelo Simples Nacional, é importante preencher o campo de Alíquota de acordo com a atividade desenvolvida e a faixa do Simples (essa informação pode ser recebida da Contabilidade).



8. Para as empresas que tenham obrigatoriedade da retenção da Previdência Social sobre a mão de obra, terá que ser retido o INSS com o percentual de acordo com o contrato feito entre as empresas.



Dica do Mestre: Caso não tenha estipulado em contrato o percentual da retenção do INSS, será 11% da metade do Valor Bruto da Nota. Para saber se sua atividade tem obrigação de retenção, verifique a IN 971, art. 117 e 118. Possuímos também um artigo explicando melhor acerca da retenção do INSS no link: https://www.focosmais.com.br/post/simples-nacional-explicando-o-anexo-iv



9. Para empresa de Lucro Presumido ou Lucro Real, deverá reter os Impostos Federais de acordo com a sua alíquota, aplicando sobre o Valor Bruto da Nota Fiscal e destacando os valores nos campos corretos. IRRF 1,5%, CSLL 1%, COFINS 3% e PIS 0,65%:


Dica do Mestre: As empresas optantes pelo Simples Nacional não preenchem esse Campo, por ser destinado apenas às empresas de lucro presumido e lucro real.



10. Preenchido tudo é só clicar em incluir e verificar mensagem de Nota Fiscal Emitida. Para consultar a nota é só repetir o 2º passo deste artigo que aparecerá no topo da lista.



Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:



Nos acompanhe também nas mídias sociais:







1.323 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page