Você sabe se pagou o INSS da sua empresa? Saiba como tirar o extrato previdenciário!

Atualizado: Out 26

Artigo produzido por Reijane Damasceno dos Santos.

Não lembro se efetuei o pagamento da guia do GPS esse mês, e se paguei duas vezes? E agora? Como posso verificar essa informação? Vem conosco! Vamos te mostrar como sanar essas dúvidas de forma rápida, tirando aquela pulga de trás da orelha.



Extrato de contribuições de empresas e equiparados



No Extrato de contribuições de empresas e equiparados é possível visualizar as Guias da Previdência Social – GPS e os recolhimentos (pagamentos) efetuados por sua empresa. É uma consulta disponível para pessoa jurídica e pessoa física (matrícula CEI).

E como faço para ter acesso a esse extrato?


Segue o passo a passo:


1. Acesse o da Receita Federal clicando aqui que te direcionará a seguinte página.


2. Insira os dados da sua empresa: Identificador – CNPJ, Competência (MM/AAAA)- informe o período desejado, Senha (verifique com seu contador) e insira o texto do desafio e clique em "Consulta".

Minha empresa é nova e ainda não fiz nenhuma consulta, segui o passo acima e apareceu a mensagem “Senha inválida ou erro no processamento da solicitação”, o que faço?

Clique em cadastrar senha.

Você será direcionado para uma página com questionamentos sobre dados relacionados à folha de pagamento. Algumas informações solicitadas você pode consultar no cartão CNPJ da sua empresa, já outras, mais difíceis, você deve verificar na GFIP da sua empresa


Dica de mestre: Caso tenha dificuldade com as informações solicitadas, conte com nosso time para cadastrar sua senha.

Ao confirmar as questões solicitadas, defina sua senha, retorne para a página de acesso e insira os dados. Pronto, você encontrará os dados de pagamento do GPS da sua empresa.


O extrato vai trazer os últimos 12 meses a partir da competência selecionada.

Colunas apresentadas no extrato:

  • Competência – período de consulta selecionado e os 11 meses anteriores.

  • Quantidade de documentos- pagamentos identificados pela Receita.

  • Valor recolhido – Valor pago naquela competência. “NÃO CONSTA”, não realizou o pagamento (na coluna débito aparecerá “ATIVO”) ou não houve valor informado para recolher naquela competência.

  • Imputação - GPS sofreu imputação proporcional por recolhimento em atraso sem acréscimos legais devidos ou a menor (com base no art.163 do CTN e Parecer n.1936/2005). A imputação do pagamento ocorre quando o pagamento é menor que a divida confessada. A contabilidade informa o valor do GPS através da SEFIP e a Receita registra aquele débito, caso haja pagamento diferente daquele valor, ocorrerá à imputação.

  • Débito- Quando “ATIVO” houve o recolhimento em divergência com o valor informado na SEFIP.


Ao clicar na competência terá mais detalhes, como a data do recolhimento e o comprovante de pagamento.

Clique no numero do documento para vê a Guia com suas informações (valor, vencimento).


Consultei o extrato e notei que efetuei duas vezes o pagamento da guia que a contabilidade me enviou, e agora? Não se preocupe, comunique ao seu contador e iremos solicitar a compensação desse valor a maior.


Tirei o extrato de contribuição e percebi que não havia pagado a competência 08/2020 (com vencimento em 18/09), peguei a guia que o contador me enviou e consegui realizar o pagamento mesmo em atraso. Não faça isso, solicite junto a sua contabilidade uma nova guia de GPS recalculada, pois haverá atualização do valor incluído de juros e multa. Se pagar sem a atualização, a Receita reconhecerá a divida que constará na coluna débito.


É muito importante manter a regularidade do pagamento dos impostos, principalmente os que são descontados do seu funcionário e você (empresa) tem que repassar aos órgãos competentes.

Ninguém gosta de pagar valores adicionais! O time Focosmais te envia lembretes no dia em que seu imposto vence, fique ligado para não perder o prazo.


Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe para que mais pessoas saibam como tirar seu extrato previdenciário.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:



A Focosmais Contabilidade é uma empresa que fomenta a ascensão dos seus empreendimentos e aposta sempre nos princípios éticos para melhor servi-los. Você, caro cliente, é o nosso maior patrimônio!

Focosmais Contabilidade LTDA

CNPJ: 04.647.267/0001-26

Condomínio Edifício Guimarães Trade, Av. Tancredo Neves, 1189 - 708 - Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-020

© 2020 - Todos os direitos reservados

A Focosmais

Serviços Prestados

Outros

Certidão de regularidade

Painel de Controle

FAQ

Contato

Como usar o painel de controle

Declaração de Imposto de Renda

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco