top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Tudo que você precisa saber sobre Certificado Digital



Artigo produzido por Tiago Santos Silva.

O Certificado Digital vem sendo cada vez mais popular devido ao grande aumento de aplicações e de seus benefícios. Serve para dar autenticidade nas operações feitas de maneira online. Servindo, por exemplo, se você precisa assinar um documento digitalmente, acessar serviços da Receita Federal ou até mesmo abrir uma empresa, certamente será obrigatório possuir um certificado digital.


Continue a leitura comigo que vamos esclarecer todas as características e diferenças de cada certificado, ensinar como instalar e descobrir qual o mais adequado para você.



O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é a identidade de pessoas e empresas no meio eletrônico. Ele atribui validade jurídica ao que é realizado por meio dele, além de garantir a autenticidade e integridade.


A cada uso do certificado gera uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita. Devido a isto, ele vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas de todos os portes e segmentos.


E como foi instituída a utilização do Certificado Digital? Foi instituída pela Medida Provisória 2.200-2/2001 que é a legislação responsável por criar a ICP-Brasil, órgão que é responsável por garantir a autenticidade, integridade e validade jurídica de aplicações que utilizem certificados digitais e transações e documentos em forma eletrônica.


Dica do mestre:

  1. ICP-Brasil, significa Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, é uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. Sendo ela, a Autoridade Certificadora Raiz – AC-Raiz e também tem o papel de credenciar e descredenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos.

  2. Base legal: Medida Provisória 2.000-2 de 24 de Agosto de 2001 - Art. 1º ao Art. 10º.


Ao se deparar com os tipos de certificados surge a dúvida sobre qual escolher, o certificado A1 ou certificado A3? Primeiro, vamos te ensinar como fazer um Certificado Digital, para depois te contar as características de cada um.



Como fazer o Certificado Digital?

Primeiramente, será necessário escolher uma Autoridade Certificadora credenciada na ICP-Brasil, para comprar um certificado digital.Escolhendo a Autoridade Certificadora você deve verificar qual o melhor certificado para as funções que será desenvolvida, o Certificado Digital A1 ou o Certificado A3.


Para agilizar a compra, pode ser feita pela internet, porém será necessário comparecer presencialmente na Autoridade Certificadora para que a compra seja validada.


Dica de mestre:

1. A Autoridade Certificadora trata-se de uma empresa (pública ou privada) que é

autorizada pela ICP-Brasil, a emitir, renovar, revogar e administrar os certificados digitais.

Tem a responsabilidade de verificar se o titular do certificado possui a chave privada que

corresponde à chave pública que faz parte do certificado. Cria e assina digitalmente o

certificado do assinante, onde o certificado emitido pela AC representa a declaração da

identidade do titular, que possui um par único de chaves (pública/privada).


2. Em alguns casos, é possível fazer o atendimento de validação via videoconferência,

para isso é necessário verificar com a Certificadora.



Certificado Digital A1 ou A3: qual a diferença?

O Certificado Digital A1 e o Certificado A3 são os mais populares, porém possuem diferenças entre eles. A principal diferença entre eles está no modo em que são armazenados.

Com o Certificado Digital A1 a identificação fica armazenada diretamente no computador do usuário, no navegador de internet ou em dispositivos móveis. Esse certificado tem a validade de 1 ano e é criptografado por um software específico e protegido por senha.

O Certificado digital A3 tem como armazenamento chaves criptográficas externas como cartão inteligente, token criptográfico ou diretamente na nuvem. Com isso é possível transportá-lo para uso em outras máquinas, mas caso possua o cartão inteligente também precisará de uma leitora compatível. O certificado A3 é protegido por uma senha e a validade é de até 5 anos.


Dica do Mestre: Para a utilização de envio de obrigações acessórias para governo (através das declarações e solicitações) realizadas por Contabilidades o Certificado A1 é a melhor opção, pois não há o risco de perder, de ter que ficar armazenado em algum local. Como fica armazenado diretamente no computador do usuário, no navegador de internet ou em dispositivos móveis, essa opção possui menos riscos, possibilitando ser instalado em outras máquinas.


Instalar Certificado A1

Após fazer a compra e a confirmação dos dados do certificado digital A1, ele está pronto para ser usado. Para instalar, basta seguir os passos do e-mail recebido da certificadora e depois as informações da tela. Quando o processo for completamente finalizado, será feita uma cópia de segurança na área de trabalho do computador. Após isso, o certificado A1 estará pronto para ser usado tanto no computador quanto no navegador.


Instalar Certificado A3

Para utilizar o certificado digital A3 é preciso instalar alguns drivers para leitura da mídia física ou o documento armazenado na nuvem. Siga os passos que aparecerem na tela para uma configuração rápida e pronto! O certificado A3 está pronto para uso.


Viu como é fácil? Ainda não possui certificado digital? Entre em contato para saber como obtê-lo e tornar seus dias muito mais fáceis e digitais! Nos siga para mais conteúdo e não se esqueça de clicar no coraçãozinho e compartilhar.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:




Nos acompanhe também nas mídias sociais:




57 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page