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Você sabia que é possível assinar um documento através do Gov.br?


Você sabia que é possível assinar um documento através do Gov.br?

Artigo Produzido por Laura Silva. Isso mesmo! A assinatura digital permite que você valide documentos com a mesma autenticidade e segurança que uma assinatura física, mas de forma prática e eficiente, sem sair de casa.Regulamentado pelo Decreto Nº 10.543 de 13/11/2020, a Assinatura Digital Gov é uma forma segura e legal de assinar documentos digitalmente.  

Você pode assinar qualquer documento a partir da sua conta Gov.br, que oferece acesso a essa ferramenta de forma simples e rápida.


Uma das grandes vantagens da assinatura digital é que qualquer pessoa pode conferir se a assinatura é realmente válida, garantindo que o documento não foi alterado. 

O próprio site do Gov.br tem ferramentas para verificar isso, mas você também pode usar outros programas especializados para checar a autenticidade.


Como funciona a assinatura digital no Gov.br?

Etapa 1- Primeiramente, é necessário que você tenha uma conta validada por:


  • Reconhecimento facial realizada pelo aplicativo gov.br. (Baixar aqui)

  • Bancos credenciados;

  • Certificado digital; Etapa 2 -  Acesse o Portal Gov.br: Entre no site e faça login com sua conta validada.


    acesso site

    Etapa 3 - Na página inicial, em "Serviços", você encontrará a opção "Assinar Digitalmente".

              

    menu

    Etapa 4 - Clique em “Escolher arquivo” e selecione um documento (.DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG ou .PDF) de até 100MB. Depois, clique no documento para definir a posição da assinatura e, em seguida, em “Assinar digitalmente”.

    assinatura

    Etapa 5 - Após assinar, você receberá um código por SMS ou pelo app Gov.br. Depois, verá uma confirmação e será redirecionado para baixar o documento assinado.


    portal

    Etapa 6 - Você verá uma mensagem de sucesso e será redirecionado para a página de download do documento assinado. Clique no ícone de download e escolha onde deseja salvar o arquivo.

    declaração

    Atenção: Não use a função “Imprimir” para salvar o documento, pois a assinatura digital não será preservada e o arquivo impresso não terá validade.


    abrir empresa

    Dica de Mestre: Como consultar a assinatura do documento:Você pode verificar a autenticidade da assinatura digital acessando: https://validar.iti.gov.brOu pelo aplicativo VALIDAR, disponível gratuitamente para Android e iOS.

    Use senhas fortes, ative a autenticação em dois fatores e, se possível, guarde seu certificado digital em um token ou pen drive criptografado.Seguindo essas práticas, seus documentos estarão mais seguros e com validade jurídica.

    Agora que você sabe como funciona e como assinar digitalmente, basta seguir os passos mencionados e aproveitar todos os benefícios dessa ferramenta inovadora. Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:


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