top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

O que é Informe de Rendimento? Como ele vai te ajudar na Declaração de Imposto de Renda 2023?



Artigo produzido por Jessica Silva

Você já ouviu falar em informe de rendimento ou já recebeu este documento e ficou sem saber o que fazer? Neste artigo irei sanar todas as suas dúvidas sobre este tipo de documentação que recebemos todos os anos.

Quando o prazo da declaração do imposto de renda vai se aproximando, o informe de rendimento é um aliado importante para a declaração, visto que irá auxiliá-lo a comprovar sua renda para a Receita Federal.


O que encontramos no informe de rendimento?

Todo informe de rendimento precisa conter os rendimentos tributáveis e isentos e ganhos com investimentos do período, vale ressaltar que o documento que recebe em 2023 será referente ao período de 2022.


Para que serve o informe de rendimento?

No momento da declaração de imposto de renda pessoa física é de suma importância, que os valores informados sejam coerentes com o que de fato foi recebido, investido e é para isso que o informe de rendimento serve, para ajudar no momento do preenchimento.

Caso as informações preenchidas na declaração seja divergente do informe de rendimentos, pode causar problemas junto com a receita federal, podendo assim cair na malha fina.


Principais dúvidas sobre os campos do informe de rendimento.

No informe terá alguns campos e dentre eles a informação de rendimentos tributáveis e não tributáveis, você deve estar se perguntando do que se trata estes dois, mas fique tranquilo que iremos mostrar alguns exemplos:


Rendimentos tributáveis:

Trata-se daqueles rendimentos que terá que pagar imposto de renda, que são provenientes de salário, férias, contribuições previdenciárias, pensões, entre outros.


Rendimentos não tributáveis e isentos:

São aqueles que não incidirá o imposto de renda, como indenizações de trabalho, FGTS, lucros e dividendos recebidos, parcela isenta de proventos de aposentadoria, restituição de imposto de renda de anos anteriores, transferência de patrimônio, como doações e heranças.


Rendimentos sujeito à tributação exclusiva: Aqui estão os rendimentos que não compõem a base do cálculo do IRPF na declaração de ajuste anual, visto que são retidos mensalmente direto na fonte, ou seja, não vai alterar o valor devido do imposto e não terá como ser restituído do que foi retido.


Rendimentos recebidos acumuladamente:

Também possuem forma de tributação exclusiva na fonte, ou seja, não impactam no ajuste anual da declaração de imposto de renda, mas devem ser preenchidos na declaração. E correspondem aos rendimentos referentes a anos anteriores, como, por exemplo, decorrente de ações judiciais que se referem a um período anterior.


Para melhor visualização do informe de rendimento, trouxemos um modelo padrão do informe de rendimento:

Por fim, nas informações complementares, poderá conter: os valores pagos à título de despesas médicas e odontológicas, que também servirá para acrescentar na declaração de imposto de renda. E se você for sócio de empresa, conterá as informações do capital social que possui titularidade, devendo também consta na declaração.




Prazo para contribuinte ter acesso ao informe de rendimento.

Normalmente, o prazo é até o último dia do mês de fevereiro para que as instituições e empresas enviem para os contribuintes.


Vale lembrar que este documento deve ser disponibilizado por instituições financeiras, empresas, órgãos governamentais, ou seja, todas as fontes pagadoras, detalhando o rendimento da pessoa física, o INSS pago, o Imposto de renda retido na fonte e todas as outras informações que informamos acima.


Caso tenha ficado alguma dúvida sobre este documento tão importante no momento do preenchimento de sua declaração de imposto de renda, entra em contato com nossa equipe que esclareceremos todas as suas dúvidas


Gostou? No nosso blog tem muitos tutoriais e artigos para você! Nos siga para mais conteúdo e não se esqueça de clicar no coraçãozinho e compartilhar.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:




Nos acompanhe também nas mídias sociais:





283 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page