top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Por que você precisa de um contador? Entenda a importância da contabilidade para sua empresa.

Artigo produzido por Gabriel Pestana Pereira.

Muitas vezes a contabilidade é um serviço que é deixado de lado, chegamos até mesmo a falar que “o contador só serve pra dar despesa”. Mas você já ficou atento para saber se o seu contador está fazendo tudo para manter a sua empresa regular e pagando o mínimo de impostos possíveis?


Imagine se todo o seu trabalho duro com a sua empresa, sua dedicação para superar as crises e os problemas diários fosse compensado com um prejuízo enorme provocado por um erro contábil, você não iria ficar nem um pouco contente!


É por isso que nesse post você vai encontrar os principais erros contábeis que sua empresa pode estar enfrentando e você ainda não reparou. Confere abaixo:



Descaso com as novidades e atualizações:



Constantemente a legislação brasileira edita leis já existentes e é publicado novas leis, então é de suma importância estar atualizado.

Isso pode impactar diretamente na contabilidade da empresa e principalmente nos tributos. É aqui onde o contador tem o dever de estar atualizado e te informar sobre as eventuais mudanças inesperadas para então auxiliar o gestor na evolução do seu negócio.

Por exemplo: Pode surgir uma nova regra que mude a forma de emissão de uma nota fiscal. Se o seu contador não estiver atento e orienta-lo sobre esta mudança, a nota fiscal pode ser emitida erroneamente, podendo ser autuada como infração.



Impostos incorretos



Realizar os registros nos livros contábeis com falta de atenção e sem revisão aumentam a chance de ocorrerem falhas que acabam sendo prejudiciais, mesmo quando são utilizados sistemas financeiros automáticos. É por isso que o seu contador precisa ter máxima atenção na hora da apuração dos impostos.

Erros de digitação e a falta de conferência dos dados podem desencadear erros que vão gerar problemas ainda maiores, e que exigem altos gastos de última hora para serem resolvidos.

Além disso, existem problemas que são acarretados por atrasos nos prazos de recolhimentos dos impostos por parte do empreendedor. Onde é possível ser evitado quando o seu serviço de contabilidade envia os impostos dentro do prazo e com antecedência, para que você se programe com o pagamento e não tenha surpresas inesperadas.

Para não passar por esse tipo de problema, a dica é escolher uma contabilidade de confiança entre os empreendedores, com muita experiência e cuidadosa com os mínimos detalhes, ou seja uma contabilidade número 1.



Misturar finanças pessoais com as finanças da empresa:



Um dos erros contábeis mais praticados pelos empreendedores é o de misturar as finanças particulares com as empresariais. Quando você não separa esses valores, pode ter uma falsa impressão dos números da sua empresa, o que pode atrapalhar o controle do fluxo de caixa e, consequentemente, o crescimento sustentável da companhia.

Por lei, quando o empresário tira dinheiro da empresa constantemente e ocorre o “erro contábil”, pode ser visto como sonegação. Além disso, o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) adverte contadores que não utilizam a separação.

Esse erro pode acabar com a sua empresa, porque você pode começar a pagar despesas pessoais com o dinheiro da empresa, levando assim a prejudicar a saúde financeira dela. Ou até mesmo, você pode estar utilizando o crédito pessoal, quando poderia conseguir melhores condições enquanto pessoa jurídica.

E cabe ao seu serviço de contabilidade te orientar sobre esta separação de finanças, para o bem do seu negócio, porque ele também é responsável pela organização e sustentabilidade da sua empresa, ou seja, o seu serviço de contabilidade precisa contribuir com o sucesso da sua empresa.


Não se esqueça



Existem diversos problemas contábeis que podem gerar para sua empresa multas fiscais ou gastos com regularização que chegam a afetar diretamente o caixa da sua empresa. E você não precisa ser nenhum expert em contabilidade para saber se o seu contador está fazendo algo de errado, nesse post você viu os principais erros contábeis que a sua empresa pode estar enfrentando e como você pode se livrar deles com as nossas dicas.


É por isso que você deve estar bem atento com seu serviço de contabilidade para que não venha ocorrer nenhum desses erros, que podem prejudicar a sua empresa financeiramente e até mesmo levá-la a falência, então quando for escolher a sua contabilidade certifique se de que está escolhendo uma contabilidade de confiança e que esteja sempre te ajudando e auxiliando.


Não deixe que erros contábeis acabem com o seu sonho de empreendedor.

Se quiser mais dicas sobre contabilidade para sua empresa acesse nosso conteúdo no nosso blog, ou entre em contato com nosso time e tire suas dúvidas. Mas se quiser estar sempre um passo à frente desses erros escolha ser mais, escolha ser Focosmais.


Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico

lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe para que mais pessoas entendam a importância da contabilidade para as empresas.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:



Nos acompanhe também nas mídias sociais:



107 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page