Por que sua empresa precisa de um bom Time Comercial e Marketing juntos?
- Focosmais Contabilidade

- 9 de jul.
- 3 min de leitura

Artigo Produzido por Tiago Silva.
Bom, você já deve ter ouvido a famosa frase de que “Quem não é visto, não é lembrado” e também “Quem não vende, não cresce”. Por isso, Marketing e Comercial são dois setores da sua empresa que devem andar lado a lado no sucesso.
A maioria das vezes, muitas empresas focam somente em vender ou somente em aparecer. Mas, o que realmente impulsiona os resultados é ter um Time de Marketing bem alinhado com o Time Comercial.
Nesse blog, vamos entender melhor por que esses dois times são tão essenciais e por que precisam muito trabalhar em sintonia e harmonia.
1. Marketing desperta o desejo, Comercial entrega resultado.
O Marketing é o setor que abre as portas: chama as pessoas, gera o interesse, a curiosidade, faz a marca ser conhecida e desperta o desejo. Já o Comercial é o setor que fecha a venda, conversa com os clientes, tira as dúvidas, esclarece todo o processo e transforma aquele interesse em dinheiro para a empresa.
Ou seja, ambos precisam um do outro para funcionarem bem.
Se o Marketing gera leads* ruins, o comercial não vende.
Se o Comercial não sabe aproveitar os leads, o marketing perde esforço.
*Potenciais clientes que demonstraram interesse em um produto ou serviço, geralmente ao compartilhar informações de contato em troca de alguma oferta.
2. Eles te auxiliam a entender e atender melhor o seu possível cliente
O Marketing estuda o comportamento do público, testa mensagens, entende como funciona ou não nas campanhas.
Já o Comercial, por sua vez, está sempre em contato direto com o cliente, sabendo o que ele realmente quer, sente e necessita.
Quando há o compartilhamento dessas informações entre os dois times, a empresa consegue muitas coisas como:
Criar campanhas mais certeiras – Desenvolvimento de ações de marketing, que são mais eficazes, direcionadas e com uma maior probabilidade de atingir os objetivos desejados.
Ajustar o discurso de vendas – Adaptação da forma como é apresentado um produto ou serviço para um melhor encaixe no perfil e nas necessidades do cliente.
Oferecer produtos mais alinhados com o mercado – É oferecido exatamente o que as pessoas querem ou estão procurando no momento.
3. Não há o desperdício de tempo e dinheiro quando se trabalha juntos
Quantas vezes já ocorreu do Marketing atrair milhares de leads que no final não compraram nada? Ou por sua vez, quantas vezes o Comercial ficou reclamando de que “o marketing só manda lead frio”?
Isso ocorre quando os dois setores não trabalham juntos e em harmonia.
Quando trabalham juntos, utilizando das mesmas metas e dados, tudo flui da melhor forma:
O Marketing consegue gerar leads mais qualificados
O Comercial consegue abordar os clientes com melhor exatidão
O processo de vendas é otimizado e acelerado
4. Eles ajudam a criar a identidade da sua empresa
O Marketing é responsável pela imagem da sua empresa. Então ele mostra quem a empresa é, o que acredita, seus valores e por que ela vale a pena.
Já o Comercial é quem reforça essa imagem na prática, no diálogo com o cliente, no atendimento e no pós-venda.
Obs.: Quando os dois estão em sintonia, o cliente tem uma ótima experiência e confiança do início ao fim.
5. Alinhados, eles impulsionam o crescimento da sua empresa
Empresas com o Marketing e Comercial integrados, possuem um ótimo crescimento nas vendas. Pois, o marketing tem o melhor entendimento do que gera vendas, o Comercial aproveita melhor esses clientes, a comunicação da empresa é melhorada, e o cliente recebe um atendimento mais preciso e ágil.
Obs.: Essa junção é chamada de Smarketing (sales + marketing) que é uma estratégia que une as equipes de marketing e vendas para trabalharem juntas, com o objetivo de atrair clientes qualificados e fechar mais vendas.
Ou seja, se marketing é o cartão de visitas da sua empresa, o comercial é o caixa. Um chama atenção, o outro fecha o negócio. Quando esses dois setores trabalham alinhados, em harmonia, o resultado é muito poderoso.
Então, se você quer que a sua empresa venda mais, apareça mais e cresça constantemente, invista em um bom Time de Marketing e Comercial e faça com que eles trabalhem como um só, alinhados e com harmonia.
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