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Por que sua empresa precisa de um bom Time Comercial e Marketing juntos?


Por que sua empresa precisa de um bom Time  Comercial e Marketing juntos

Artigo Produzido por Tiago Silva. Bom, você já deve ter ouvido a famosa frase de que “Quem não é visto, não é lembrado” e também “Quem não vende, não cresce”. Por isso, Marketing e Comercial são dois setores da sua empresa que devem andar lado a lado no sucesso.

A maioria das vezes, muitas empresas focam somente em vender ou somente em aparecer. Mas, o que realmente impulsiona os resultados é ter um Time de Marketing bem alinhado com o Time Comercial.

Nesse blog, vamos entender melhor por que esses dois times são tão essenciais e por que precisam muito trabalhar em sintonia e harmonia.

1. Marketing desperta o desejo, Comercial entrega resultado.

O Marketing é o setor que abre as portas: chama as pessoas, gera o interesse, a curiosidade, faz a marca ser conhecida e desperta o desejo. Já o Comercial é o setor que fecha a venda, conversa com os clientes, tira as dúvidas, esclarece todo o processo e transforma aquele interesse em dinheiro para a empresa.

Ou seja, ambos precisam um do outro para funcionarem bem.

  • Se o Marketing gera leads* ruins, o comercial não vende.

  • Se o Comercial não sabe aproveitar os leads, o marketing perde esforço.

*Potenciais clientes que demonstraram interesse em um produto ou serviço, geralmente ao compartilhar informações de contato em troca de alguma oferta.

2. Eles te auxiliam a entender e atender melhor o seu possível cliente 

O Marketing estuda o comportamento do público, testa mensagens, entende como funciona ou não nas campanhas.

Já o Comercial, por sua vez, está sempre em contato direto com o cliente, sabendo o que ele realmente quer, sente e necessita.

Quando há o compartilhamento dessas informações entre os dois times, a empresa consegue muitas coisas como:

  • Criar campanhas mais certeiras – Desenvolvimento de ações de marketing, que são mais eficazes, direcionadas e com uma maior probabilidade de atingir os objetivos desejados. 

  • Ajustar o discurso de vendas – Adaptação da forma como é apresentado um produto ou serviço para um melhor encaixe no perfil e nas necessidades do cliente. 

  • Oferecer produtos mais alinhados com o mercado – É oferecido exatamente o que as pessoas querem ou estão procurando no momento.  

3. Não há o desperdício de tempo e dinheiro quando se trabalha juntos 

Quantas vezes já ocorreu do Marketing atrair milhares de leads que no final não compraram nada? Ou por sua vez, quantas vezes o Comercial ficou reclamando de que “o marketing só manda lead frio”?

Isso ocorre quando os dois setores não trabalham juntos e em harmonia.

Quando trabalham juntos, utilizando das mesmas metas e dados, tudo flui da melhor forma:

  • O Marketing consegue gerar leads mais qualificados

  • O Comercial consegue abordar os clientes com melhor exatidão

  • O processo de vendas é otimizado e acelerado

4. Eles ajudam a criar a identidade da sua empresa 

O Marketing é responsável pela imagem da sua empresa. Então ele mostra quem a empresa é, o que acredita, seus valores e por que ela vale a pena.

Já o Comercial é quem reforça essa imagem na prática, no diálogo com o cliente, no atendimento e no pós-venda.

Obs.: Quando os dois estão em sintonia, o cliente tem uma ótima experiência e confiança do início ao fim.

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5. Alinhados, eles impulsionam o crescimento da sua empresa

Empresas com o Marketing e Comercial integrados, possuem um ótimo crescimento nas vendas. Pois, o marketing tem o melhor entendimento do que gera vendas, o Comercial aproveita melhor esses clientes, a comunicação da  empresa é melhorada, e o cliente recebe um atendimento mais preciso e ágil.

Obs.: Essa junção é chamada de Smarketing (sales + marketing) que é uma estratégia que une as equipes de marketing e vendas para trabalharem juntas, com o objetivo de atrair clientes qualificados e fechar mais vendas.

Ou seja, se marketing é o cartão de visitas da sua empresa, o comercial é o caixa. Um chama atenção, o outro fecha o negócio. Quando esses dois setores trabalham alinhados, em harmonia, o resultado é muito poderoso.

Então, se você quer que a sua empresa venda mais, apareça mais e cresça constantemente, invista em um bom Time de Marketing e Comercial e faça com que eles trabalhem como um só, alinhados e com harmonia.



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