top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Como fazer a declaração anual de MEI?




Artigo produzido por Alana Paula Santos de Araújo.

DASN-SIMEI é a declaração anual do MEI (Microempreendedor Individual) para informar à Receita Federal qual foi seu faturamento no ano, é assim que a Receita consegue fiscalizar as empresas que ultrapassaram o faturamento e precisam ser excluídas.

Todas as empresas enquadradas no MEI devem enviar essa declaração até dia 31 de maio de cada ano, o não envio desta declaração está sujeito a multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20%, sobre o valor total dos tributos declarados, ou o mínimo de R$ 50,00.

Vamos evitar multas? Te ensino agora como enviar a declaração.

1° Passo: Acesse o site e informe o CNPJ do seu MEI.


2° Passo: Selecione o ano que deseja declarar e clique em continuar.


3° Passo: Informe o valor da receita bruta anual referente ao ano da declaração que você está preenchendo, preencha no campo de acordo com sua empresa.

Exemplo: Se sua empresa é de serviço, você vai preencher em “Receita de prestação de serviços” e se a sua empresa é de comércio e indústria, você vai preencher em “Receita de comércio e indústria”.


Dica do mestre: A receita bruta não será apenas das Notas Fiscais emitidas, mas sim, do todo recebido ao longo do ano através da atividade do seu MEI. Se o MEI teve empregado no ano da declaração, deve marcar a opção sim na pergunta: Possuiu empregado durante o período abrangido pela declaração. Após isso é só clicar em continuar.


4° Passo: O site vai te mostrar um resumo dos impostos apurados no ano da declaração e se os mesmo constam como pagos. Caso não conste, você pode recalcular e efetuar o pagamento . Se não souber como recalcular, ensinamos aqui.


5° Passo: Após verificar todos os dados, é só clicar em transmitir no final da página.


Viu como é fácil enviar a declaração anual de faturamento do seu MEI? A Focosmais conta com os melhores conteúdos contábeis para te auxiliar.


Gostou? No nosso blog tem muitos tutoriais e artigos para você! Nos siga para mais conteúdo e não se esqueça de clicar no coraçãozinho e compartilhar.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:




Nos acompanhe também nas mídias sociais:



124 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page