Artigo desenvolvido por Leila Vilas Boas.
A empresa Mestre Fardamentos recebeu uma grande encomenda de um cliente, com o prazo de entrega de 10 dias. Seu cliente irá realizar o pagamento a prazo, 30 dias após a entrega da encomenda.
Ao consultar seu estoque, a Mestre Fardamentos percebe que vai ser necessário comprar matéria-prima, mas não tem capital suficiente no momento. O que fazer? Quais são as opções que a Mestre Fardamentos tem para adquirir crédito? Você sabia que, além das formas tradicionais de obter capital de giro, existe o factoring?
Factoring ou fomento mercantil, basicamente é uma antecipação de recebíveis. Muitas pequenas e médias empresas recorrem a esta ferramenta para receber à vista uma venda que foi feita à prazo.
Como funciona na prática?
Voltando ao exemplo do início do artigo, a Mestre Fardamentos fecha o pedido com seu cliente e emite a duplicata.
Dica do Mestre: duplicata é um título de crédito, que documenta a operação. A empresa compradora é obrigada a pagar o valor acordado.
Para antecipar esse recebimento, a Mestre Fardamentos - empresa credora da duplicata - procura uma empresa faturizadora para transferir a duplicata e em contrapartida, a empresa faturizadora antecipa o valor da venda de forma imediata.
Assim, a empresa faturizadora se torna a nova credora da duplicata, ou seja, é a faturizadora, a empresa que agora tem direito ao recebimento dos valores. E em caso de não pagamento, é a empresa faturizadora quem faz a cobrança.
Dica do Mestre: a empresa faturizadora é quem faz o factoring, não é um banco e opera apenas com recursos próprios.
Por não ser uma instituição financeira, não existem juros nessa operação. As taxas cobradas são de acordo com o fator de compra, as empresas faturizadoras analisam os riscos, impostos e os demais custos para definir as taxas da operação.
Vantagens de optar pelo factoring
A principal vantagem do factoring são as taxas menores em relação às instituições financeiras tradicionais.
Pela possibilidade de receber a vista um valor que seria recebido a prazo, esse fator ajuda na negociação com o cliente, pois o empresário pode oferecer um prazo maior para o pagamento.
Além disso, a empresa pode optar pelo factoring não apenas para compra de matéria-prima, mas também para ampliar seu negócio, para pagar contas em dia, para fazer pagamentos à vista e receber descontos por isso.
E as desvantagens?
Algumas questões devem ser consideradas ao optar pelo factoring.
Como é feita uma análise dos riscos pela empresa faturizadora, o crédito solicitado pode ser negado ou pode ser fornecido um crédito menor do que o esperado. Além disso, em caso de inadimplência por parte do cliente, o crédito pode ser cancelado.
É essencial que a empresa que busca a antecipação de recebíveis faça uma análise dos riscos e das vantagens e o mais importante: a empresa deve ter um bom planejamento estratégico para utilizar os valores antecipados de maneira eficiente.
Qualquer dúvida, conte com o time de especialistas da Focosmais. Se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe.
Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:
Escrituração contábil digital (ECD): O que é e sua importância?;
Nos acompanhe também nas mídias sociais:
Kommentare