Como tirar extrato previdenciário no "Meu INSS"?

Artigo desenvolvido por Reijane Damasceno de Souza.

Como tirar extrato previdenciário no “MeuINSS”? Será que já tenho tempo de contribuição suficiente para solicitar minha aposentadoria?


Como verificar se fiz todas as contribuições ao longo do meu tempo de trabalho ou que sou sócio de empresa? Como verificar se a empresa em que estou atualmente está repassando ao INSS a contribuição que é descontada em folha?


Essas são dúvidas frequentes que responderemos nesta postagem.



Extrato previdenciário



Também conhecido como CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), o extrato previdenciário é um documento que demonstra todos os vínculos trabalhistas e previdenciários.


Nele, você encontra:

  • Vínculos empregatícios e seus recolhimentos como segurado empregado;

  • Recolhimentos como contribuinte individual e/ou facultativo;

  • Valor das remunerações mensais;

E como faço para ter acesso a esse extrato?

Segue o passo a passo:


1. Acesse Meu INSS (também disponível em aplicativo para android e ios) que te direcionará a seguinte página.


2. Crie sua conta ou insira seu CPF (caso já tenha cadastro).


- Para criar a conta, você deve escolher uma das opções apresentadas (geralmente utilizamos o número de CPF).


3. Após inserir CPF e nome completo, aceite os termos de uso, preencha o reCAPTCHA e avance.


4. Os passos seguintes são:

  • Validação dos dados – você responderá algumas perguntas pessoais (como, ano de nascimento; nome da mãe; quando fez a última contribuição, entre outras).

  • Habilitação do cadastro - você deve optar por e-mail ou telefone e informá-lo, assim, será enviado um código para verificação.

  • Criação de senha - informe uma senha segura, com ela você terá acesso a sua conta.


5. Abaixo constará a página inicial da “Minha conta”, com diversas opções relacionadas aos benefícios previdenciários (dentre eles: Pedir aposentadoria; Realizar agendamentos no INSS; Simular aposentadoria; Requerer benefícios como: Salário maternidade; auxílio doença e até mesmo requerer o Extrato de todas as suas contribuições ao INSS:


6. Para ter acesso ao extrato, clique na opção – “Extrato de Contribuição (CNIS)”:


7. Pronto, aqui você encontra todas as contribuições registradas. Pode optar pela consulta por ano, basta clicar nos anos informados na barra cinza.


Viu como é fácil? É muito bom ter acesso às nossas informações trabalhistas/previdenciárias de forma clara e fácil. Antes vivíamos no escuro, no que diz respeito a essas informações. Mas, hoje, podemos contar com o portal MEU INSS para obter todas essas informações.


Obviamente, caso você esteja tendo dificuldades, você pode nos contatar, nossa equipe ficará muito feliz em ajuda-lo (a).


Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe para que mais pessoas saibam como realizar agendamentos na Receita Federal.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:






















Posts recentes

Ver tudo