top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Quais as vantagens de Regime de caixa e competência?



Artigo produzido por Jéssica Silva.

Você já ouviu falar em regime de caixa e competência? Iremos esclarecer do que se trata esses dois regimes e quais são as suas vantagens.


Estes métodos são fundamentais para que a sua empresa tenha uma boa gestão financeira, sendo de grande importância o empreendedor ter em mente a diferença dos dois para tomar as devidas decisões e planejar o futuro financeiro da sua empresa.


Regime de Caixa:

Vamos começar com o regime de caixa e posso te adiantar que é um regime muito fácil e que facilita a vida do empreendedor que trabalha com vendas a prazo. Neste regime só haverá registro dos fatos quando houver entrada ou saída de dinheiro do caixa da empresa, já que tem como finalidade fazer um controle mais preciso do fluxo de caixa.

As vantagens em aderir ao regime de caixa é a simplicidade na apuração e a empresa só será tributada por aquilo que for recebido, ou seja, se o empreendedor não receber pelo que foi vendido não irá pagar tributo, facilitando o controle financeiro


Regime de Competência:

Já no regime de competência, o registro vai ocorrer mediante as compras e vendas realizadas, ou seja, os registros vão acontecer independente do pagamento ou do recebimento, lembrando que deve ser registrado dentro do mês do fato gerador.


As vantagens deste tipo de regime será a consistência dos seus relatórios financeiros, como as receitas e despesas são registradas independente do recebimento ou pagamento, isso faz com que o empreendedor tenha um retrato mais preciso sobre a realidade e necessidades do negócio, possibilitando também o planejamento futuro da empresa.


Outro ponto importante é que apenas as empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido podem escolher pelo regime de caixa ou competência. Qualquer um destes dois regimes são válidos para um exercício inteiro, ou seja, só poderá mudar a opção uma vez ao ano e no período específico.


Com isso, conseguimos compreender cada um dos regimes e é fundamental que o empresário tenha essas definições do que é cada um para escolherem a melhor opção para sua empresa.


Caso tenha ficado alguma dúvida pode contar com o apoio da nossa equipe Focosmais.


Gostou? No nosso blog tem muitos tutoriais e artigos para você! Nos siga para mais conteúdo e não se esqueça de clicar no coraçãozinho e compartilhar.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:



Nos acompanhe também nas mídias sociais:



78 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page