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Como emitir DAS do MEI



Artigo produzido por Alana Paula Santos de Araujo.

O DAS-MEI é um documento de arrecadação que o MEI paga mensalmente, referente aos tributos englobados (INSS, ISS, ICMS), sendo uma contribuição favorecida, pois possui uma taxa única de tributação e garante o direito aos benefícios previdenciários, como: auxílio-doença, maternidade, aposentadoria, etc.


Diferente das empresas do Simples Nacional, o MEI mesmo sem faturamento tem a obrigação de efetuar o pagamento do DAS.


O DAS do MEI vence no dia 20 de cada mês, e se não for dia útil o pagamento é prorrogado.

Para 2022, os valores da guia são:

  • Empresas de comércio e indústria : 60,60 de INSS + 1,00 de ICMS = 61,60

  • Empresas de Serviço : 60,60 de INSS e 5,00 de ISS = 65,60

  • Empresas de comércio e serviço : 60,60 de INSS + 6,00 ( ICMS e ISS) = 66,60


Observação: Os valores são reajustados anualmente de acordo com o salário mínimo vigente.



Vamos aprender a emitir seu DAS?


1. Acesse o site da Receita Federal, preencha com seu CNPJ e clique em continuar.


2. Após preencher seus dados irá abrir a página conforme anexo abaixo, clique em Emitir Guia de Pagamento (DAS).


3. Selecione o ano que você deseja emitir a guia e clique em OK.


4. Selecione a competência que deseja emitir a guia e clique em Apurar/Gerar DAS.


Dica de mestre: Se a situação consta como liquidado a guia já está paga.


5. Pronto, sua guia foi gerada. É só clicar em emitir / visualizar PDF e efetuar o pagamento.


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