top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Seguro Desemprego - Qual a diferença de Suspensão e Cancelamento?

Atualizado: 3 de out. de 2023



Artigo produzido por Alana Paula de Santos Araújo.

O seguro desemprego é um benefício temporário oferecido pelo governo com a finalidade de garantir aos funcionários que tiveram seus contratos rescindidos ou aos funcionários com comprovação de resgate de trabalho forçado ou condição escrava um auxílio financeiro no período em que se encontram desempregados e procuram um novo emprego.

Se você que saber se tem direito ou como solicitar o seu seguro, clique aqui.


Pode ocorrer do segurado receber algumas parcelas do seguro e o pagamento ser interrompido, hoje vamos te explicar os 2 motivos para esse acontecimento:


O 1° motivo é : Suspensão do Seguro Desemprego:

A suspensão do seguro desemprego ocorre quando o beneficiário consegue um novo emprego antes de receber todas as parcelas do seguro desemprego ao qual tem direito ou quando ele começa a receber benefício de prestação continuada da Previdência Social .


Mas, o que é esse benefício ?

O Benefício de Prestação Continuada - BPC é um benefício assistencial gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), destinado a pessoas com deficiência e idosos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.


Nesse caso, o pagamento do seguro desemprego é interrompido temporariamente. A suspensão é uma situação temporária e não impede que o beneficiário receba as parcelas restantes caso volte a se enquadrar nos critérios para receber o seguro desemprego.


Dica do Mestre: Auxílio acidente e pensão por morte não causam a suspensão do seguro desemprego.


O 2° motivo é: Cancelamento do Seguro Desemprego:

O cancelamento do seguro desemprego ocorre quando o beneficiário não atende mais aos requisitos para receber o benefício.


Exemplo: Quando são identificadas irregularidades ou informações falsas no pedido , recusa do segurado ou a morte do segurado.


O cancelamento é definitivo e impede o recebimento futuro do benefício. Viu como é fácil entender o motivo da interrupção do seu pagamento ? A Focosmais te fornece os melhores conteúdos para te manter sempre atualizado.



Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:




Nos acompanhe também nas mídias sociais:















29 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page