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Médico: Como captar mais pacientes particulares

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Atualizado: 27 de fev.


Médico: Como captar mais pacientes particulares

Artigo Produzido por Thais Fernandes. A captação de pacientes particulares é essencial para a expansão de qualquer prática médica. No ambiente altamente competitivo, os pacientes têm muitas opções disponíveis, e os médicos devem implementar métodos que visam não apenas direcionar novos pacientes para sua clínica, mas também motivar os pacientes existentes a usar seus serviços repetidamente. Neste artigo, fornecemos várias dicas e truques sobre como você, médico, pode conseguir que mais pessoas se tornem seus pacientes particulares.

  • Investir em Marketing

Marketing é a nova pedra angular de muitos esforços na promoção de serviços médicos. Um site bem construído pode rastrear os usuários de uma determinada área na qual você trabalha. Além disso, utilizar blogs para compartilhar conteúdo educativo, como dicas de saúde e informações sobre sua especialidade, pode consolidar sua autoridade na área. Por último, diversas plataformas de redes sociais disponíveis ajudam a aumentar sua visibilidade. O Instagram, por exemplo, é uma ótima plataforma para postar stories interativos e vídeos curtos que podem educar e envolver seus pacientes. 

  • Fortalecer o seu networking

Considere construir uma rede com outros profissionais da saúde. Faça alianças com profissionais que possam ajudar o seu foco principal, ou seja, se você é um ortopedista, por exemplo, poderá aliar-se a fisioterapeutas e a academias, que lhe proporcionará um fluxo constante de indicações.

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  • Usar estratégia para os depoimentos e avaliações dos pacientes

Avaliações positivas nas plataformas do médico são cruciais para garantir sua credibilidade. Motivar pacientes satisfeitos a compartilhar avaliações em sites pode aumentar a visibilidade deles em torno de outros pacientes em potencial. O médico também deve sempre responder a todas as avaliações, ou elogiando, ou criticando a experiência. Um médico receptivo pode ajudar a garantir que um paciente se sinta confortável ao compartilhar más experiências, e encontrar maneiras de corrigir quaisquer problemas pode beneficiar a confiança do novo paciente.

  • Manter o contato com os pacientes anteriores

Utilizar newsletters e/ou e-mails para manter contato com pacientes é uma excelente maneira de fidelizá-los. Para um psicólogo, por exemplo, enviar uma newsletter mensal pode incluir dicas sobre manejo do estresse, estratégias de autocuidado e sugestões de leitura. Além disso, você pode compartilhar novidades sobre sua prática, como a introdução de novos serviços, como sessões de terapia online ou grupos de apoio. Essas comunicações ajudam a manter sua clínica na mente dos pacientes, incentivando o retorno e a busca por novos atendimentos.


  • Ofereça facilidades de pagamento

Muitos pacientes poderão ter problemas para fazer o pagamento de consultas de alguma especialidade na modalidade particular à vista. Contudo, para evitar a perda de seus pacientes, é importante oferecer formas de pagamentos flexíveis. Oferecer a possibilidade ao cliente de parcelar o valor das consultas pode ser um fator decisivo para aqueles que desejam priorizar a qualidade do atendimento, mas precisam de uma flexibilidade financeira. Outra atrativa para ter a facilidade nos pagamentos dos seus clientes é um plano de fidelização, como, por exemplo, criar pacotes ou planos de consultas com algum desconto, ou facilidades para eles.


Com essas facilidades, poderá atrair pacientes que necessitam de um acompanhamento contínuo, e o melhor, em consulta particular. 

Afinal, captar pacientes particulares exige uma abordagem mais específica que combine estratégias de marketing, excelência no atendimento e a construção de relacionamentos duradouros. Ao implementar as táticas discutidas neste artigo, você poderá não apenas aumentar sua base de pacientes, mas também criar um ambiente de confiança e respeito que resultará em um consultório bem-sucedido. Lembre-se de que, a chave do sucesso é oferecer um atendimento que faça os pacientes se sentirem valorizados e bem cuidados.

Para mais dicas e estratégias sobre como atrair clientes, gerenciar sua prática médica, saber mais informações sobre a carreira médica, continue acompanhando o blog da Focosmais! Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:




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