top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Gestão de Benefícios: O que é? Vale a pena para sua empresa?



Artigo produzido por Valentina Pedrosa.

Uma das estratégias utilizadas pelas empresas para oferecer vantagens aos seus colaboradores, são os benefícios oferecidos, que vão além do salário. Esses benefícios podem incluir plano de saúde, plano odontológico, vale-alimentação, vale-transporte, até programas de incentivo à educação e bem-estar.


A gestão de benefícios é importante para a empresa porque ajuda a atrair e reter talentos, aumentar a motivação e produtividade dos colaboradores, além de melhorar o clima organizacional. Além de que ao oferecer benefícios atrativos, a empresa consegue chamar a atenção de profissionais qualificados e retê-los por mais tempo na organização.


Vantagens de ter uma gestão de benefícios:

Um dos principais benefícios da gestão de benefícios é a atração e retenção de talentos. Ao oferecer benefícios atrativos, a empresa consegue chamar a atenção de profissionais qualificados e retê-los por mais tempo na organização.


Além disso, a gestão de benefícios também pode aumentar a motivação e produtividade dos colaboradores. Quando os funcionários se sentem valorizados e reconhecidos pela empresa, eles tendem a se empenhar mais e produzir mais resultados.


Outro ponto positivo da gestão de benefícios é a melhoria do clima organizacional. Ao oferecer um ambiente de trabalho saudável e com benefícios que ajudam a promover o bem-estar dos colaboradores, a empresa cria um ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento dos funcionários.


Como implementar a gestão de benefícios na minha empresa?

A implementação de um bom programa de gestão de benefícios pode trazer diversos benefícios para a empresa, como aumento da produtividade, retenção de talentos, melhoria do clima organizacional e redução do absenteísmo.


Para implementar a gestão de benefícios na sua empresa, é necessário seguir alguns passos:


1. Identifique as necessidades dos colaboradores

Antes de oferecer qualquer benefício, é preciso entender as necessidades dos seus colaboradores. Para isso, você pode realizar pesquisas de clima organizacional, conversar individualmente com os funcionários ou até mesmo criar grupos de discussão para entender quais são as expectativas deles.


2. Defina a política de benefícios

Com base nas informações coletadas, é preciso definir a política de benefícios da empresa. É importante estabelecer quais benefícios serão oferecidos, quem terá direito a eles, qual será o valor investido e como será feita a divulgação e o acompanhamento.


3. Busque fornecedores

Depois de definir quais benefícios serão oferecidos, é preciso buscar fornecedores para cada um deles. É importante avaliar a qualidade dos serviços oferecidos e os preços praticados.


4. Divulgue os benefícios

Após definir a política de benefícios e selecionar os fornecedores, é importante divulgar os benefícios para os colaboradores. É preciso criar materiais informativos e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir.


5. Acompanhe a utilização dos benefícios

Por fim, é preciso acompanhar a utilização dos benefícios pelos colaboradores e avaliar se estão atingindo os objetivos esperados. Caso contrário, é preciso fazer ajustes na política de benefícios.


Além disso, é importante destacar que a gestão de benefícios deve ser um processo contínuo, ou seja, deve ser avaliada e atualizada regularmente para garantir que continue atendendo às necessidades dos colaboradores e da empresa.


Dessa forma, a gestão de benefícios é uma estratégia importante para empresas que desejam atrair e reter talentos, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional. Para implementá-la, é necessário entender as necessidades dos colaboradores, definir a política de benefícios, buscar fornecedores, divulgar os benefícios e acompanhar a sua utilização de forma contínua.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:




Nos acompanhe também nas mídias sociais:



18 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page