Como plataformas de gestão de tempo e recursos podem ser o diferencial para o seu sucesso!

Artigo produzido por Natalia Fonseca Livramento.

Cuidar das atividades diárias da sua empresa ou acompanhar de forma mais efetiva as metas e atividades de trabalho (ou até mesmo obrigações pessoais) é uma tarefa que pode acabar se tornando difícil. Pensando nisso, os desenvolvedores criaram os gerenciadores de tarefas, como solução para otimizar a rotina, organizar as multitarefas e facilitar o gerenciamento individual e em equipe.


Os gerenciadores de tarefas ajudam a analisar seu trabalho e aumentar a produtividade, além de facilitar o acompanhamento de resultados e metas através de relatórios. Desta forma, a escolha adequada de um gerenciador de tarefas pode ser a chave para a porta do sucesso de sua empresa, dando fluidez à rotina interna e permitindo focar em prioridades.


Porém, a lista de ferramentas é infinita. Pensando nisso, preparamos uma lista com os 04 melhores gerenciadores disponíveis no mercado.



Trello


O Trello é uma ferramenta que organiza seus projetos em quadros e cards, sendo possível a criação de equipes e colaboração de todos, além do acompanhamento em tempo real das tarefas desenvolvidas e suas atualizações.


Criar fluxos de tarefas com o Trello desmistifica a ideia de que a fase de planejamento do trabalho é uma tarefa pesada e entediante. A ferramenta permite que você coloque rótulos coloridos para definir prioridades. Por exemplo, as atividades mais importantes podem ser vermelhas para localização rápida. Ele também permite criar diagramas que indicam o estágio de desenvolvimento do seu projeto de forma muito intuitiva.


Portanto, há uma curva de aprendizado para usar a ferramenta que precisa ser seguida. É uma ferramenta muito dinâmica e facilita arrastar e soltar quadros de tarefas rapidamente.

É um excelente gerenciador de tarefas amplamente utilizado por pequenas e médias empresas.


Dica do Mestre:


1. Modelos: É possível encontrar na aba quadro vários modelos para os mais diversos tipos de projetos. Então você poderá selecionar um que mais se adeque ao seu, e após isso, é só configurar e adaptar as suas necessidades.


2. Custo: Não poderíamos deixar passar o mais importante! É possível usar uma variedade de serviços de forma gratuita na ferramenta. Então, para quem está iniciando um projeto, essa é uma ótima oportunidade. Há também os recursos pagos que possuem valores acessíveis.


3. App: Além de todos os benefícios já apresentados, a ferramenta também possui um app disponível para android e IOS, disponível de forma gratuita, com uma interface simples e de fácil acesso.


Clique aqui para acessar o Trello!



Asana


Asana é ferramenta para gerenciar atividades em grupo, possui chat, calendário com visão geral dos membros e suas funções, lista de atividades (que também pode ser organizada em tabelas) e fórum de discussão.


Suas funções principais são a organização de projetos, que podem ser feitas em lista ou quadro de cartões. Ideal para gerentes de projeto, o Asana é ótimo para visualizar o que cada membro da equipe está fazendo no momento e, com isso, distribuir as próximas etapas. O chat colaborativo também é um grande diferencial, pois facilita a comunicação direta e rápida.


Gerenciar tarefas com esta ferramenta torna-se uma atividade muito interessante, pois várias equipes podem ser agrupadas e os gráficos são acessíveis de acordo com o desenvolvimento de cada equipe. A ferramenta também está integrada ao e-mail.


Com a versão premium você pode gerenciar tarefas de grandes equipes de forma simples e dinâmica. Para pequenas empresas com equipamentos finos, a opção gratuita faz bem o seu trabalho.


Dica do Mestre:


1. Integrações: Além dos serviços de acompanhamento é possível automatizar tarefas do dia a dia, através das automações e integrações com diversas aplicações.


2. Custo: O programa possui planos gratuitos e pagos com valores acessíveis.


3. Chat: Diferentemente das outras plataformas, no Asana, você poderá interagir com a equipe através do Chat em tempo real.


4. Layout: O sistema possui 4 tipos diferentes de visualização do projeto, o que torna mais fácil de adaptar a sua necessidade de visualização.


Clique aqui para acessar o Asana!



Artia


Artia é uma das ferramentas de gerenciamento de projetos mais abrangentes de nossa lista.


Suas funções incluem:

  • Controle financeiro (comparação de custos estimados com custos reais)

  • Sistema de registro de horas de funcionários

  • Relatórios de desempenho

  • Kanban


Em uma interface que simplifica o trabalho de todos, o diferencial é a técnica Pomodoro: com o qual é possível dividir o esforço em 25 minutos e intervalos de 5 minutos para aumentar a produtividade. A versão gratuita tem um número modesto de assinantes e armazenamento, mas o software possui versões pagas para atender às necessidades de empresas de diferentes portes.


Clique aqui para acessar o Artia!



Pipefy


O pipefy é uma ferramenta para planejar e definir metas, gerir potenciais riscos, monitorar o progresso de grandes fluxos, possibilitar a integração com grandes sistemas e até a inclusão e acompanhamento de processos junto aos seus fornecedores.


Usando o template você vai economizar tempo e dinheiro e melhorar a visualização de seus projetos atuais e futuros. Centralizar a comunicação entre todos os envolvidos e padronizar seu planejamento, critérios de priorização, definição de escopo e atinja um excelente resultado, todas as vezes.


Se você quiser aproveitar ao máximo o que o Pipefy pode oferecer, comece automatizando tarefas repetitivas, como notificações de status e mensagens de e-mail. E quando terminar seu projeto e for hora de mostrar os resultados, use a funcionalidade Painéis para criar uma visualização de dados através de dashboards.


Dica do mestre:

Além dos recursos disponíveis do sistema, há uma área de capacitação e instrução chamada Pipefy University que oferece cursos ensinando a usar melhor os recursos dentro da ferramenta.


Clique aqui para acessar o Pipefy!


Gostou? Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe para que mais pessoas fiquem por dentro destas ferramentas.


Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse: