top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

Como declarar o Informe de Rendimentos na Declaração de Imposto de Renda?



Artigo produzido por Leila Vilas Boas.

Nós te explicamos tudo sobre o informe de rendimentos no artigo: O que é Informe de Rendimento? Como ele vai te ajudar na Declaração de Imposto de Renda 2023?


Hoje, nós vamos te ensinar a declarar o informe de rendimentos na Declaração de Imposto de Renda.


É extremamente importante que as informações deste documento sejam declaradas com atenção, para evitar erros que levam o contribuinte a cair na temida malha fina.


PASSO 1 - Vamos começar com os rendimentos tributáveis. Na tela inicial do programa, clique na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica e em seguida, clique em novo e preencha as informações solicitadas.


Dica do Mestre: Nesta ficha, deve ser informado o valor do 13º salário, que no informe está no quadro Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva e Definitiva. Ao fazer o preenchimento na ficha de Rendimentos Tributáveis o programa transporta automaticamente para ficha dos Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva, você consegue ver na aba “totais” da ficha.


PASSO 2 - Para declarar os rendimentos isentos, clique na ficha Rendimentos Isentos e Não tributáveis, selecione o tipo de rendimento correspondente e preencha as informações.


Dica do Mestre: Caso o rendimento a informar seja proveniente de pensão,proventos de aposentadoria ou reforma por moléstia grave ou reforma por acidente em serviço, além do rendimento,devem ser preenchidos o valor do imposto de renda retido e 13º salário,se for o caso.


Dica do Mestre: Caso tenha recebido valores referente a pensão alimentícia, deve também declarar nesta ficha e informar o CPF da pessoa que pagou a pensão alimentícia (alimentante).


PASSO 3 - Na ficha rendimentos recebidos acumuladamente, informe a forma de tributação e preencha os demais campos.


Dica do Mestre: Caso selecione a opção “ajuste anual”, os rendimentos serão somados aos demais rendimentos tributáveis. Mas, se no informe de rendimentos, trata-se de tributação exclusiva, deve preencher o número de meses de acordo com o seu informe de rendimentos.


PASSO 4 - No campo informações complementares constante no final do Informe de Rendimentos, existem dados relevantes para o preenchimento da sua declaração. No nosso exemplo, o abono pecuniário, que é um rendimento isento, está descrito neste campo. Sempre se atente a essas informações.


Confira no nosso blog mais artigos e tutoriais sobre o IRPF. Caso tenha alguma dúvida, nosso time de especialistas está à sua disposição.


Viu como é fácil fazer declarar informe de rendimentos? Se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe.



Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:




Nos acompanhe também nas mídias sociais:


49 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page